Chocolate amargo faz bem para a saúde
6 de abril de 2023
Saúde
Descubra como o chocolate amargo faz bem
Existe um time seleto de apreciadores do delicioso (que por muitos é incompreendido) chocolate amargo. Essa iguaria que oriunda da fruta do cacaueiro, o cacau, não é apenas um alimento gostoso, afinal esse chocolate é muito saudável.
Como definir o chocolate amargo?
Apenas é considerado como amargo, o chocolate que possui ao menos 50% de cacau em sua composição, pois quanto maior a concentração de cacau, menor o teor de açúcares e gorduras.
O chocolate meio amargo concentra cerca de 40% a 55% de cacau em sua composição, já o chocolate amargo pode variar de 60% a 100% de cacau. É um alimento rico em magnésio, ferro e selênio, com apenas 1 tablete por dia pode ajudar a reduzir o apetite e aumentar o metabolismo.
Segundo Daniel Magnoni, diretor de nutrição clínica do Hospital do Coração (HCor), “O chocolate amargo que tem mais de 70% de cacau é benéfico para a saúde cardiovascular porque tem flavonoides que atuam diminuindo o colesterol total e o ruim. Ele ainda melhora a elasticidade arterial que ajuda no controle da hipertensão e possui uma substância semelhante à cafeína que teria ação na prevenção da aterosclerose”.
Como os benefícios do chocolate amargo atuam na nossa saúde
O chocolate amargo age diretamente no nosso metabolismo provocando uma sensação de bem-estar, podendo reduzir os riscos de doenças crônicas, como: doenças cardíacas, derrame ou até câncer. É um poderoso agente antioxidante que influencia diretamente na resistência a insulina, reduzindo de maneira drástica o risco de diabetes.
É eficaz no tratamento do colesterol, podendo diminuir o LDL oxidado (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). Os compostos bioativos desse chocolate podem proteger a pele dos danos do sol, melhorar o fluxo sanguíneo e aumentar a densidade e hidratação da derme.
Na composição do chocolate, temos presente o aminoácido triptofano, que é o responsável por produzir a serotonina, mais conhecida como “hormônio da felicidade”, porém a serotonina na verdade é um neurotransmissor que altera áreas cerebrais. Esse neurotransmissor está diretamente ligado aos nossos sentimentos de satisfação e bem-estar e é por isso que nos sentimos tão reconfortados ao comê-lo.
Existe uma quantidade ideal de chocolate para ser consumida?
Apenas a ingestão isolada, não trará muitos benefícios. Você deve seguir o consumo recomendado diário do seu médico ou nutricionista, aliado a uma boa alimentação e a prática de atividades físicas.
Não existe uma medida exata de consumo, mas o que a maior parte dos nutricionistas recomendam é a média de 30g por dia (o que dá em torno de 1 tablete ou 1 bombom), sendo mais recomendado comer no café da manhã ou após o almoço, permitindo que essas calorias sejam gastas no decorrer do dia.