Frutas para bebês: como iniciar na introdução alimentar?
26 de outubro de 2023
Saúde
Conheça as recomendações de oferta de frutas para bebês no período da introdução alimentar
A introdução alimentar é um período de descobertas, e o mais comum nessa fase é os papais iniciarem esse processo oferecendo frutas para os bebês.
Quer saber qual a melhor forma de inserir esse alimento tão diversificado nessa nova rotina de alimentação? Continue acompanhando a leitura do blog!
O que é a introdução alimentar?
A introdução alimentar é a fase em que o bebê começa sua alimentação complementar ao leite materno.
Contudo, é importante saber que a complementação é diferente da substituição, o recomendado é que a amamentação ou fórmula não sejam interrompidas.
De acordo com a OMS e outros órgãos de saúde, é recomendado que a introdução alimentar seja iniciada por volta do sexto mês de vida do bebê.
Essa orientação é feita, pois nesse período o bebê recebe todos os nutrientes necessários do leite materno (ou de fórmula indicada pelo pediatra).
Outro ponto, é que o estômago dos bebês ainda não está formado para realizar a ingestão e digestão dos alimentos.
Eles também possuem um reflexo chamado protrusão, que é quando usam a língua para repelir qualquer coisa que não seja o leite materno.
Dessa forma, é apenas por volta dos seis meses que o organismo dos bebês estará preparado para receber outros alimentos, já que suas enzimas digestivas e bactérias intestinais estarão prontas para protegê-los de possíveis infecções.
Seus rins já eliminam grandes quantidades de sódio e o sistema imunológico está apto para receber novos nutrientes e proteínas, o que reduz o risco de alergias alimentares.
Por fim, nesse período, os bebês costumam apresentar alguns sinais que indicam que já estão preparados para degustar novos alimentos. São eles:
I. O bebê apresenta interesse pelo que os pais comem
II. Consegue se sentar sem apoio, sustentando cabeça e tronco
III. Segura objetos com as mãos
IV. Reduziu ou eliminou o reflexo de protrusão
V. Realiza movimentos voluntários com a boca e com a língua
Como colocar as frutas para bebês no cardápio?
É comum que as frutas para bebês sejam a primeira oferta dos pais no início da introdução alimentar.
Isso ocorre, pois esse é um alimento rico em nutrientes, com grande diversidade, que possui fácil preparo e a probabilidade de aceitação é muito alta.
A recomendação é que os bebês provem as mais diversas opções de frutas, a fim de criarem seu paladar com suas preferências.
Isso porque as frutas possuem uma grande diversidade de sabores e texturas e nessa fase é importante que o bebê faça o reconhecimento de todos esses aspectos.
Não existe nenhuma lista de recomendação de frutas para bebês, desde que não haja nenhuma restrição alimentar, ou qualquer tipo de alergias.
Além disso, também não há uma lista sobre quais frutas para bebês devem estar no início da introdução alimentar ou não.
Entretanto, existem algumas frutas que são mais comuns no início da introdução alimentar, já que a gengiva dos bebês ainda é mais sensível. São elas:
- Banana
- Maçã
- Pera
- Morango
- Melão
- Mamão
- Melancia
- Laranja
- Pêssego
- Ameixa
- Abacaxi
- Abacate
- Manga
- Açaí
Contudo algumas frutas para bebês podem possuir tanto efeitos de constipação, que é quando há prisão de ventre, ou efeitos laxantes, podendo ocasionar diarreias.
As frutas com efeito de constipação são:
- Banana
- Goiaba
- Jabuticaba
- Maçã
- Melão
- Pêra
- Caju
Já as frutas com efeito laxante são:
- Laranja
- Ameixa
- Mamão
- Acerola
- Abacate
- Kiwi
- Figo
Dicas extras de como oferecer as frutas
Por mais que a maior concentração esteja nas cascas, as frutas para bebês devem ser oferecidas descascadas e cortados, a fim de facilitar o seu consumo.
Evite oferecer frutas mais ácidas como laranja, abacaxi e maracujá, pois elas podem causar irritação na pele ou na boca.
É importante que os bebês provem a maior variedade possível de frutas, dessa maneira ele absorverá uma grande variedade de vitaminas e nutrientes.
Por esse motivo, também é importante que as frutas sejam ingeridas cortadas ou no máximo amassadas, pois quando as frutas para bebês são oferecidas como suco, ocorre muita perca de nutrientes.
Gostou desse conteúdo? Então acompanhe nosso blog e fique por dentro do universo da Mega Popular e outros diversos conteúdos sobre saúde e bem-estar.
Aproveite e fique ligado em todos os conteúdos incríveis que preparamos para você lá no nosso Instagram oficial.