Qual a diferença entre açúcar light e adoçante?
15 de março de 2018
Saúde
Quando o assunto é dieta para emagrecer, a primeira recomendação que muitas vezes recebemos é diminuir a ingestão de açúcar. Para quem não se adapta com o sabor do adoçante, o light pode ser uma opção. Mas, antes de escolher, é precisar saber qual a diferença entre açúcar light e adoçante.
Segundo a nutricionista Aline de Andrade, o light é uma mistura do açúcar comum (sacarose) com adoçante (edulcorante), e adoça duas vezes mais do que o açúcar normal.
A especialista explica que o indivíduo vai utilizar metade do produto para adoçar e, com isso, conseguir ingerir até 70% menos calorias. Porém, a nutricionista alerta que é preciso diminuir a quantidade para ter resultado. “Será necessário apenas uma colher, ou meia, se antes eram usadas duas colheres de açúcar”, comenta.
Os adoçantes podem trazer benefícios quando indicados para pessoas que precisam restringir calorias da dieta habitual, ou quem precisa substituir totalmente o açúcar, como no caso dos diabéticos.
“Durante um período de restrição calórica para perda de peso, por exemplo, os adoçantes podem ser utilizados por praticamente não conterem calorias. No entanto, se o indivíduo não possui nenhuma patologia como diabetes, existem outras condutas preferíveis ao uso de adoçantes artificiais para redução do peso. Ainda assim, se a utilização for necessária, o melhor é optar pelas versões naturais”, indica Aline.
Vantagens e desvantagens do açúcar light
Uma das vantagens do açúcar light é a semelhança do sabor com o açúcar comum. Além disso, não deixa sabor residual comum de adoçantes em geral. O light pode ser utilizado para cozinhar e se mantém estável em altas temperaturas.
O açúcar light também tem algumas desvantagens. O produto contém calorias e, por isso, se consumido em excesso, não auxilia na perda de peso. Não deve ser usado por diabéticos, pois possui açúcar comum (sacarose) na sua formulação.
Confira algumas dicas rápidas sobre adoçantes:
– Evite ingerir um excesso de produtos diets (gelatina, pudins, refrigerantes, etc.).
– Dê preferência a sucos de frutas naturais.
– Utilize os adoçantes para substituir o açúcar sempre com moderação, na mínima
quantidade possível.
– O uso de qualquer adoçante dietético não é recomendado para grávidas e lactantes.
– Se for adoçar com adoçante, escolha as versões mais naturais.