Uso incorreto de fones de ouvido pode prejudicar os ouvidos
6 de agosto de 2019
Saúde
O uso de fones de ouvido deve ser usado com moderação, levando em conta o nível do volume. Entretanto, além do volume, existem outras preocupações que devem ser levadas em consideração, como infecções por diversos fungos e bactérias.
Segundo a otorrinolaringologista Milena Costa, o uso e a falta de higienização adequada dos fones de ouvido podem acarretar abcessos, otites, sinusites e, em casos mais graves, meningite ou perda de audição. “Isso acontece porque os fones abafam o canal auricular, o que torna a temperatura ideal para a proliferação de micro-organismos”, explica.
Ainda de acordo com Milena, “crianças com o sistema imunológico em formação, ou idosos, que geralmente possuem a imunidade mais baixa, devem ter o cuidado redobrado. Pois uma vez que as bactérias tenham acesso ao canal, podem chegar aos nervos auditivos e afetar o sistema nervoso central, desencadeando a meningite, por exemplo.”
Cuidados básicos
“Alguns hábitos são extremamente necessários para manter a saúde auditiva e prevenir doenças. Por exemplo, evitar emprestar fones de ouvido e usar cotonetes para limpar apenas a orelha externa. Além disso, deve-se ficar atento ao volume e, principalmente, higienizar os fones de ouvido ao menos uma vez por semana”, aconselha Milena.
O compartilhamento dos fones de ouvido com outras pessoas é arriscado porque, além de ter a presença de micro-organismos, a flora auditiva de uma pessoa é diferente da outra, o que resulta em uma contaminação cruzada.
A especialista também alerta que é preciso dar atenção aos fones intra-auriculares. Por serem colocados dentro do canal auditivo, podem acabar empurrando a cera para a parte interna da orelha. Além de incentivar o corpo a reduzir a produção de cera, o que deixa o ouvido exposto a otites. “Lembre-se de procurar um otorrino se sentir dor de ouvido, coceira excessiva, diminuição de audição, desconforto ao toque ou secreções”, completa.
Limpeza
A limpeza dos fones de ouvido deve ser feita todos os dias. Limpe antes e após o uso, ou, no mínimo, uma vez por semana com álcool isopropílico para não prejudicar os condutos eletrônicos do aparelho. Com um cotonete ou um pedaço de algodão, passe o álcool nos fios e na parte que fica em contato com a orelha a fim de higienizá-los.
Por ser um acessório utilizado no dia a dia, as pessoas acabam não se atentando aos cuidados básicos. Procure manter os fones de ouvido sempre limpos e se sentir qualquer anormalidade na audição, procure um médico especialista.