Você conhece a Síndrome de Burnout?
24 de setembro de 2019
Saúde
A Síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo de trabalhos emocionalmente exigentes e muito competitivos. Também conhecida como “Síndrome do Esgotamento Profissional”, a doença é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e que acumulam responsabilidades constantes como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, entre outros.
Não raramente a doença ocorre quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa acredita não ter condições ou capacidades suficientes para os cumprir. O profissional perde a autonomia e a habilidade de respeitar as próprias limitações.
A Síndrome de Burnout pode começar com um estado depressivo atrelado a outros sintomas como nervosismo exacerbado e constante, sofrimentos psicológicos e até problemas físicos. Queixas como dor de barriga, problemas intestinais, cansaço excessivo, tonturas, enjoos, tremedeira nos olhos e taquicardia também devem ser consideradas na hora de buscar ajuda médica. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.
Tratamentos
O tratamento da Síndrome de Burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (reguladores de neurotransmissores, antidepressivos e/ou ansiolíticos, entre outros). Normalmente surte efeito entre um e três meses, mas como cada pessoa adquire a síndrome de uma forma diferente, o tratamento também é individual.
Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, mudanças nos hábitos e estilo de vida são fundamentais para uma recuperação integral e efetiva de quem sofre com a doença.
Para aliviar o estresse e controlar os sintomas da Síndrome de Burnout, a atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem ser rotineiros. Após o diagnóstico médico, é fortemente recomendado que a pessoa tire férias e realize atividades de lazer.
Os sinais de piora do Síndrome de Burnout surgem quando a pessoa não segue o tratamento adequado. Com isso, os sintomas se agravam e podem levar a perda total da motivação, distúrbios gastrointestinais e depressão profunda, desorientações físicas e mentais.
A melhor forma de prevenir a Síndrome de Burnout são estratégias que diminuam o estresse e a pressão no trabalho. O autocuidado com medidas saudáveis evita o desenvolvimento da doença, assim como ajudam a tratar os sintomas logo que surgem. Outra conduta muito recomendada é descansar adequadamente, com boas noites de sono (de 7 a 8 horas diárias). É fundamental manter o equilíbrio entre o trabalho, lazer, família, vida social e atividades físicas. Afinal, sem saúde mental não existem maneiras de manter uma qualidade de vida sustentável.