Dor no nervo ciático: tudo o que você precisa saber
15 de agosto de 2019
Saúde
A dor causada pelo nervo ciático é um problema que atinge homens e mulheres, principalmente a partir dos 40 anos. O problema costuma ser ignorado, uma vez que pacientes tendem a buscar tratamentos para o sintoma e não buscam o diagnóstico de sua origem.
Segundo o médico ortopedista e cirurgião da coluna, Antônio Krieger, a dor ciática é provocada pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal. Elas formam o nervo ciático, o mais espesso de todos os nervos do corpo humano, que liga a região lombar aos dedos dos pés.
“Este é o principal nervo dos membros inferiores, sendo responsável pela inervação sensitiva e motora dos seus músculos e articulações. Se origina da fusão de várias raízes nervosas que saem da coluna lombar.Depois passa pela região glútea até chegar ao joelho, quando se bifurca e segue pela perna até o pé”, explica Krieger.
Os principais sintomas de problemas no nervo ciático são as dores na parte posterior da perna e glúteo, dores na perna em forma de choque, queimação e formigamento. Em casos mais graves, a ciatalgia pode causar perda de força e mobilidade dos membros inferiores.
O que causa a dor no ciático?
O especialista diz que a causa mais comum para a dor no nervo ciático é a hérnia de disco. “A hérnia é caracterizada pelo deslocamento da cartilagem central para a parte externa, rompendo, ou não, o ânulo fibroso. O deslocamento pode causar a compressão das raízes nervosas, entre elas o nervo ciático”, explica.
Diagnóstico e tratamento
Segundo Krieger, a melhor forma de tratar o nervo ciático é o diagnóstico precoce do problema. “Identificar a causa e origem desta dor é por uma avaliação detalhada com médico especialista em coluna”, afirma o ortopedista.
Os tratamentos podem ser conservadores ou cirúrgicos. No primeiro caso, além das medicações analgésicas e anti-inflamatórias, a fisioterapia pode ser recomendada. Quando existe uma hérnia de disco e compressão da medula, sem melhora no tratamento clínico, a cirurgia pode ser indicada.
Prevenção
Para prevenção das causas que levam à ciatalgia, Krieger recomenda a prática de exercícios físicos regulares. Isso inclui o fortalecimento da musculatura lombar, dos quadris e abdômen. Além de cuidados redobrados com a ergonomia no ambiente de trabalho e em casa.