Saiba como evitar a prisão de ventre e fique livre das dores
7 de julho de 2017
Saúde
A prisão de ventre é um problema muito comum, principalmente nas mulheres. Se você não consegue ir todos os dias ao banheiro, não se preocupe, pois cada pessoa possui diferenças em seu organismo, mas fique atenta quando as evacuações forem desconfortáveis e doloridas.
Se você vai ao banheiro em grandes intervalos de tempo, ou seja, menos de duas ou três vezes por semana, também é bom consultar o médico. Evite a automedicação, pois isso pode mascarar os sintomas de um problema mais grave.
A prisão de ventre acontece quando os movimentos do intestino se tornam difíceis ou menos frequentes e você tem fezes muito ressecadas, que exigem um esforço muito grande na hora de evacuar, normalmente associado a uma sensação de cólica e desconforto.
Para evitar a prisão de ventre, uma dica essencial é ingerir alimentos com mais fibras, como pães, cereais, verduras e legumes. As fibras são responsáveis pela formação do bolo fecal, além de facilitar o trânsito dos alimentos no intestino. São, portanto, fundamentais para a manutenção da flora intestinal.
Além de comer mais fibras, é essencial beber bastante água, pois ela se mistura às fibras e dá o volume ideal para as fezes, impedindo o ressecamento. Se comemos melhor, precisamos mastigar melhor também, para poder facilitar a atividade de todo o sistema digestivo do organismo. Outra dica é praticar exercícios físicos, porque durante a atividade o intestino tem o seu funcionamento estimulado devido aos movimentos que o corpo faz.
Além de tudo isso, não podemos “segurar” a vontade de ir ao banheiro por muito tempo. O ideal é manter uma rotina com horários aproximados todos os dias, para que o organismo se acostume e não desenvolva constipação intestinal.
Dicas de prevenção da prisão de ventre
-Tenha uma dieta equilibrada, com muita fibra
-Beba muita água
-Pratique exercícios regularmente
-Vá ao banheiro sempre que tiver vontade
-Pratique exercícios regularmente
-Mastigue bem os alimentos
-Evite alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans
Fonte: Boa Forma